Desde a descoberta do sistema endocanabinoide, na década de 60, houve um aumento significativo das evidências científicas sobre as propriedades terapêuticas da Cannabis sativa. A partir desses estudos e da legalização do uso medicinal no Brasil ocorreu um impulsionamento para que o tratamento com os canabinoides ganhasse espaço na prática clínica.
Com isso, clínicas especializadas estão sendo abertas em todo o mundo e há o crescimento econômico, com projetos bilionários para os próximos anos. Como podemos ver, a medicina endocanabinoide é a medicina do futuro pois movimenta várias vertentes e vamos falar um pouco de cada uma delas.
Pesquisas e prática clínica:
Os paradigmas e preconceitos em torno do uso da Cannabis foi quebrado a partir dos estudos científicos. Apesar do uso medicinal da Cannabis datar séculos, somente com o conhecimento científico muito foi esclarecido em torno das diferentes patologias que podem ser tratadas a partir dos compostos químicos dessa planta. Por ser uma planta muito rica, com diferentes fitocanabinoides, terpenos e flavonoides, muitas pesquisas, experimentos e estudos clínicos ainda são necessários para o completo entendimento do sistema endocanabinoide, a farmacologia desses compostos químicos e as possíveis aplicações.
Todavia, já existem mais de 26 mil artigos científicos em torno do tema Cannabis medicinal, sendo as principais condições clínicas citadas para o uso da terapia canabinoide:
– Epilepsias e convulsões (refratárias)
– Dor crônica
– Transtorno do espectro autista (TEA)
– Transtorno do estresse pós-traumático
– Ansiedade e depressão
– Sintomas do climatério e menopausa
– Doenças neurodegenerativas
– Paliativo contra os sintomas de náuseas, vômitos e inapetência
– Espasticidade muscular
Quanto mais estudos, maior é o avanço na ciência e consequentemente maior será a segurança para uma ampla legalização e terapia da Cannabis medicinal. Todavia, os profissionais da área da saúde precisam buscar esse conhecimento para enriquecer cada vez mais sua prática clínica, pois cada vez mais o conhecimento é disseminado e os próprios pacientes estão em busca da terapia canabinoide.
A empresa Alivitta labs oferece a solução para os profissionais da área da saúde que gostariam de se especializar em Cannabis medicinal através da plataforma de educação continuada, a XLR8 Academy. Peça seu acesso gratuito neste link
Área no mercado que movimenta milhões
O comércio que gira em torno da Cannabis não se restringe somente ao seu uso medicinal, existem lugares pelo mundo no qual sua plantação e uso recreativo são legalizados. Dessa forma, há uma comercialização de flores, alimentos, bebidas, cosméticos, roupas, calçados, materiais de construção, entre outros, de modo que empregou muitas pessoas ao redor do mundo. No Brasil, somente na indústria farmacêutica há uma estimativa de se movimentar mais de 4 bilhões de reais nos próximos anos.
Conclusão
Através da expansão do conhecimento científico e do avanço na legalização, podemos perceber como a medicina endocanabinoide é a medicina do futuro. A planta da Cannabis sativa é uma planta riquíssima que já está beneficiando muitas pessoas tanto medicinalmente como financeiramente, abrindo portas para um futuro muito promissor.