A planta da Cannabis sativa, além dos fitocanabinoides e terpenos, também possui em sua composição química, os flavonoides. Os flavonoides são compostos fenólicos que contribuem para o pigmento, sabor e aroma de plantas, frutas e flores, além disso possui propriedades terapêuticas, sendo popularmente conhecidos pelos seus efeitos antioxidantes.
Para entender a ação antioxidante dos flavonoides, no qual atuam como agentes protetores contra os radicais, vamos primeiro entender o que são os radicais livres. Os radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, de modo que também são conhecidos como espécies reativas de oxigênio, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. O excesso de radicais livres pode causar o estresse oxidativo e o prejuízo de células saudáveis, contribuindo para o desenvolvimento de algumas patologias como doenças neurodegenerativas, diabetes, artrite, artrose, degeneração macular, câncer, estresse, cansaço, entre outras.
Dessa maneira, estudos têm demonstrado o benefício antioxidante dos flavonoides em diferentes modelos de estresse oxidativo. Um estudo demonstrou o impacto dos flavonoides em doenças neurodegenerativas, onde teve efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de ter induzido a diferenciação neuronal (1). Além disso, uma meta-análise demonstrou que os flavonoides possuem efeitos importantes na saúde cerebral, melhorando a função cognitiva e reduzindo o declínio cognitivo relacionado à idade (2). Os flavonoides também exercem efeitos anti-inflamatórios, fortalecem o sistema imunológico e reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer (3,4).
Já foram identificados mais de 23 flavonoides na planta da Cannabis sativa, de modo que interagem diretamente com nosso sistema endocanabinoide modulando diferentes funções fisiológicas, além de participar do efeito sinérgico (efeito entourage) dentro do organismo juntamente com os fitocanabinoides e terpenos.
Os flavonoides são divididos em subgrupos, de modo que 6 mil flavonoides já foram registrados. Dentre eles estão as flavanas, flavonas, antocianina, flavononas, isoflavonoides, flavonóis e as canaflavinas, que são os flavonoides específicos da planta da Cannabis. Um estudo publicado em 2019, demonstrou que as canaflavinas A e B possuem uma atividade anti-inflamatória potente (5)