A planta Cannabis sativa é riquíssima e apresenta mais de 500 compostos químicos em sua composição. Dentre esses compostos, encontramos os terpenos. Os terpenos são substâncias naturalmente produzidas pela planta através do metabolismo secundário, de forma que tem um papel muito importante em proteger a planta contra herbívoros e patógenos. Os terpenos também contribuem para o aroma, sabor e cor das plantas.
A planta da Cannabis é riquíssima em terpenos, no qual apresentam diferentes efeitos terapêuticos interagindo de forma sinérgica com os fitocanabinoides potencializando os efeitos terapêuticos, o que resulta no conhecido “efeito entourage”. Esse sinergismo entre fitocanabinoides, terpenos e flavonoides é encontrado em óleos que são classificados como broad spectrum e full spectrum, de modo que não encontramos esse efeito em óleos com compostos isolados, como no óleo de CBD isolado.
Conhecer as características dos terpenos é crucial para uma prescrição mais assertiva, pois quanto mais rica a formulação em fitocanabinoides e terpenos, menor dose poderá ser utilizada e melhor poderá ser o resultado do tratamento.
Na figura abaixo está listado alguns terpenos e seus efeitos terapêuticos.